Música Enlatada

Lembram-se da última vez que viram um filme enlatado? Isto é, um filme que certamente inclui romance com todos os clichés? O casal acaba sempre junto no final (logo no início percebe-se que se vão apaixonar), o vilão demora sempre imenso tempo a matar o herói previamente derrotado (curiosamente sempre o tempo suficiente para ele escapar ou ser ajudado…) e o final é obviamente feliz.

Há poucos dias ouvi música enlatada a mais. Um grupo cujo nome não me recordo veio bem prevenido de conservas para animar as noites de verão em Ponta Delgada. Estas geralmente contêm o mínimo (ou pouco mais) para se fazer uma música: dois ou três acordes. Apita o comboio consiste em dois acordes (Dó e Sol7, por exemplo) que se alternam de forma a criar e resolver a tensão musical (criando um efeito pendular). Outras como Obla Di Obla Da (que infelizmente não foi por eles tocada) já contêm três acordes para criar mais níveis de tensão (entre Dó e Fá e Dó e Sol7, pois mesmo assim não há interação entre Fá e Sol).

Tendo em conta que uma música demora muito menos que um filme, é perfeitamente agradável ouvir duas ou três músicas neste estilo (sendo que a letra é um fator importante). Espantei-me sim quando, ao fim de sabe-se lá quantas músicas e talvez 20 ou 30 minutos, o grupo persistia no mesmo estilo (sempre em modo maior!) e o público resistia (ou apreciava) valentemente. Suponho que certas coisas nunca passam de moda.

Termino com um vídeo que achei muito interessante e que resume quase exatamente (quase porque apenas ouvi três acordes e não quatro) o que ouvi porque se trata de 40 canções conhecidas que são construídas sobre exatamente os mesmos acordes.

Tal como mostra o vídeo, até é possível juntar as canções (é difícil soarem mal uma vez que se baseiam nos mesmos acordes) e tocar ao mesmo tempo. Talvez não era má ideia pensar em experimentar isso numa próxima atuação e poupar os ouvidos de tanta “fast-(food)
music”.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Música. ligação permanente.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s